quinta-feira, 15 de agosto de 2013

como inicio-se a construção da capela da Serrinha

A comunidade da Serrinha há muito tempo vinha pensando em construir uma capela, um certo dia Silfredo Dudek vindo passar um final de semana como de costume  em sua chácara com a família. A noite Silfredo conversava com o chacreiro Luiz Karpinski e na conversa Luiz diz para Sifredo, a comunidade pensa em construir uma capela, Silfredo disse que sua família doaria o terreno, tijolos e mais algumas outras coisas. Durante a semana Luiz conversando com o padre Estanislau Szgpa e contava sobre a conversa que teve com Silfredo, então o padre ligou para o Estefano e contou o que seu irmão havia falado, Estefano respondeu para o padre; o que meu irmão falou eu e minhas famílias assinaram em baixo.
                Ai a comunidade se preparava para dar inicio a construção da capela no dia 27 de julho foi começado a construção da capela com o pedreiro Henrique Fucks e os ajudantes era o pessoal da comunidade. Em agosto de 1979 foi feito a primeira festa com benção da pedra fundamental. Em dezembro de 1979 foi feito a festa com a primeira procição das capelinhas saindo da matriz até a capela da Serrinha. No ano de 1980 foi feito mais duas festas uma em abril e outra em setembro.
                No dia 3 de maio de 1981 foi feito a inauguração da capela com a presença do padre da paróquia Cristo Rei Estanislau Szgpa e o padre Frei da paróquia de Rio Negro Frei Simão Lagink e também com a presença do ex arcebispo de Curitiba Ladislau Biernaski. A comunidade da Serrinha, a comunidade Cristo Rei e as comunidades vizinhas doaram pinheiro, janelas, portas, cal, cimento e outros materiais de construção, a água era trazida de carroça nos tambores da chácara da família Dudek, a luz era emprestada do britador eningue.
O quadro de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e os quadros da via sacra foram doados pelo jovem Anastacio Czaika. A imagem de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro foi doada pela família Dudek e chegou a procição no dia da festa de 16 de agosto de 1998 acompanhando a procição das capelinhas.
A primeira diretoria da capela foi eleita para presidente LUIZ KARPINSKI, José kulka, Davi Sluzar, Clemente Cislinski, Anastacio Czaika;
                Segunda diretoria ADOLFO SLUZAR, Bruno Caia, Clemente Cislinski, Anastacio Czaika, José Kulka, José Buch;
                Terceira diretoria JOÂO SCHENKO, José Soek, José Kulka, Davi Sluzar, Clemente Cislinski, Aleixo Mazur, José Fernandes;
                Quarta diretoria JOÂO SCHENKO, Nilton Weber, José Kulka, Davi Sluzar, Raulino Weber, Orlando Weber;
                Quinta diretoria NILTON WEBER, José Kulka, Davi Sluzar, Clemente Cislinski, Antonio Mazur;
                Sexta diretoria CLEMENTE CISLINSKI, Antonio Mazur, Vicente Mazur, Henrique Karpinski;
                Sétima diretoria NILTON WEBER, Adolfo Kulka , Raulino Weber;
                Oitava diretoria HENRIQUE KARPINSKI, Vicente Mazur, Raulino Weber;
                Nona diretoria EDSON CISLINSKI, Vicente Mazur, José Caia;
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário